sábado, 28 de novembro de 2009

Reportagem 6:Correio Braziliense:Publicação: 25/11/2009 07:30 Atualização: 25/11/2009 12:14

De janeiro a agosto, 43 pessoas de até 19 anos perderam a vida nas ruas

Parentes dos quatro jovens mortos no acidente da BR-020 ocorrido em 14 de novembro lidam com a dor e a revolta a cada dia. A última vítima foi enterrada ontem.

Juliana Boechat

Publicação: 25/11/2009 07:30 Atualização: 25/11/2009 12:14

Os pais de sete jovens de Planaltina nunca se esquecerão do último dia 14. Na noite daquele sábado, seus filhos se envolveram em um terrível acidente na BR-020. Dos sete — todos estavam no mesmo carro —, cinco foram arremessados para fora do veículo por não usar cinto de segurança. Quatro morreram e uma garota ainda está no hospital. Para essas famílias, a dor não tem fim e retomar o dia a dia parece impossível.

O corpo da quarta vítima do acidente foi enterrado ontem, no Cemitério de Planaltina. Caio Cezar Costa Santos, 18 anos, estava em coma e morreu no último domingo. O motorista, Artur Doroteo de Oliveira, 26 anos, e Welinton Lemos, 20, que ia no banco do passageiro, saíram ilesos. Segundo a 16ª Delegacia (Planaltina), Artur havia bebido álcool e será indiciado quatro vezes por homicídio com dolo eventual — em que assume-se o risco de matar.

A tragédia ocorreu por volta das 20h30, próximo à Embrapa. Os amigos voltavam a Planaltina de uma festa em Sobradinho. Segundo testemunhas, Artur dirigia em alta velocidade no acostamento. Ao voltar à pista, perdeu o controle da direção. O veículo capotou, bateu em um poste e parou na via contrária. Filha única, Jéssyka Christianne Martins, 17 anos, morreu no local. Rayane de Aguiar Leite, 17, perdeu a vida a caminho do Hospital Regional de Sobradinho. Átila de Oliveira Doroteu, 25, irmão do condutor, morreu no dia seguinte. A mãe de Átila e Artur está muito abalada e não quis dar entrevista. Bruna Aguiar da Ponte Frota, 17, segue na UTI do Hospital de Base em estado gravíssimo.

O sepultamento de Caio lotou a Capela 2 do cemitério. O pai, Dionísio Neiva, 35, recorda-se quando o Celta prata conduzido por Artur parou em frente à sua casa. Antes de sair, Caio pediu a bênção e garantiu que voltaria ate as 19h. Mas já passava das 20h quando o cunhado de Dionísio o informou sobre um acidente que envolvia a vizinha e amiga de Caio, Rayane. “Fiquei louco e corri para ver o que tinha acontecido. O bombeiro falou que um Caio estava envolvido. Senti que era meu filho”, contou. “É muito difícil passar por esta situação. Meu filho nunca mais vai me abraçar.”

Aperto no coração
Motorista de ônibus, o pai de Jéssyka, Francisco Martins de Sousa, 41 anos, passou três vezes pelo local do acidente. “Desviei e nem pensei que poderia ser minha filha. Quando meu cunhado me ligou, lembrei do Celta destruído. Deu um aperto no coração.” “Serviram bebida alcoólica a menores de idade naquela festa, e a estrada não tem fiscalização eletrônica ou obstáculos para evitar a alta velocidade. Isso tem que mudar”, defendeu. A mãe, Maria Izaneide, não consegue falar muito da filha, tamanha a tristeza.

Rayane Leite estava de castigo e foi à festa sem a permissão da mãe, Ana Dalva de Aguiar Leite, 40. Foi a irmã de 13 anos da jovem quem recebeu a notícia do acidente por telefone e contou à mãe. “Minha filha era muito feliz. Pena que esse rapaz tenha sido tão irresponsável.”




Memória
5 de setembro de 2009
Os amigos Diego Henrique de Souza Menezes, Fagner Máximo Moreira e Geraldo Ribeiro da Costa Junior, todos de 22 anos, perderam a vida em um acidente na DF-463, via que liga o Jardim Botânico a São Sebastião. O carro em que eles estavam saiu da pista, bateu em uma árvore e ficou completamente destruído. A colisão ocorreu por volta das 5h.

15 de julho de 2009
Darel Salleck, 19 anos, morreu após cair de uma motocicleta e ser, posteriormente, atropelado por um ônibus. O acidente ocorreu na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Segundo policiais rodoviários, o condutor de um Ford Fiesta teria atingido a moto. O rapaz, que seguia na garupa, se desequilibrou e caiu.

5 de julho de 2009
O adolescente Pedro Gonçalves da Costa, 16 anos, foi atropelado na W3 Sul. Ele morreu ao ser atingido pelo Fox prata (JGO 0742-DF) conduzido pelo estudante de administração Bruno Morais Dantas, 21. Segundo a polícia, o condutor voltava para casa de uma festa e fugiu do local do acidente sem prestar socorro. Alguém anotou a placa e a polícia o prendeu em flagrante em casa.


Motorista reprovado no bafômetro



O poste de concreto foi destruído pela força da colisão com o Celta
O delegado-chefe da 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), Marcos Naves, vai indiciar o motorista Artur Doroteo de Oliveira quatro vezes por crime com dolo eventual. Ele responderá por ter assumido o risco de matar. Segundo Naves, o condutor dirigia em alta velocidade, fez uma ultrapassagem irregular e havia ingerido bebida alcoólica. Além disso, transportava cinco pessoas no banco traseiro — o máximo permitido são três. Naves pedirá à Justiça que Artur cumpra prisão preventiva até a data do julgamento.

O delegado deverá ouvir novas testemunhas do acidente. De acordo com o boletim de ocorrência, Artur fez o teste do bafômetro. O resultado: reprovado, por 0,13 miligrama de álcool por litro de ar. Naves aguarda os laudos periciais para concluir o inquérito: “O autor do crime a gente já sabe quem é: o motorista. A gente precisa individualizar a conduta dele. E com a prisão, esclarecemos os fatos”.

Em depoimento dado à Polícia Civil ainda no local do acidente, Artur alegou que um Siena tentou desviar de um caminhão e o fechou na pista, provocando a capotagem do Celta. Mas testemunhas contam outra versão. O estudante Lucas de Paula Lima Costa, 19 anos, passava pela pista em direção a Planaltina, quando viu pelo retrovisor o Celta em alta velocidade. Ele conta que ainda tentou trancar a pista para obrigar o motorista a andar devagar. Artur teria realizado a ultrapassagem pelo acostamento. “Como o trânsito na pista estava lento, quando ele voltou do acostamento e freou, o carro capotou e bateu no poste”, contou.
Colaborou Adriana Bernardes



Idade do perigo
» Nos oito primeiros meses de 2009, 282 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito do DF. Em relação ao total de mortes, o número de vítimas com até 19 anos aumentou 5,6 pontos percentuais na comparação com 2008. De janeiro a agosto, o Departamento de Trânsito (Detran) contabilizou 43 vítimas nessa faixa etária, ou 15% do total de mortes. Em 2008, das 456 mortes, 9,4% foram nessa faixa etária.


Jéssyka Christianne Pereira Martins, 17 anos
Estudante do ensino médio e de curso técnico de enfermagem,
moradora de Planaltina. stava no banco de trás do carro
e não usava cinto de segurança.

Rayane de Aguiar Leite, 17 anos
Estudante do ensino médio, queria iniciar curso de direito.
Morava em Planaltina. Estava sem cinto no banco de trás.


Caio Cezar Costa Santos, 18 anos
Formou-se no ensino médio e estava em busca de emprego.
Também morava em Planaltina. Não usava cinto de segurança e estava no banco de trás do carro.

Átila de Oliveira Doroteu, 25 anos
Morava em Arapoanga, Planaltina. Estava no banco de trás, sem cinto de segurança.

Reportagem 5: Correio Braziliense:ublicação: 21/11/2009 09:11 Atualização: 21/11/2009 09:23



Vandalismo dá espaço ao artístico em Ceilândia

Projeto aprovado pela comunidade local começa a resgatar jovens das ruas da cidade e trabalhar, com cada um, o interesse em aperfeiçoar o talento por meio do grafite, que não é depredador


Mara Puljiz

Publicação: 21/11/2009 09:11 Atualização: 21/11/2009 09:23

A partir de hoje, os muros das entrequadras 18 a 26 de Ceilândia Sul não serão mais os mesmos. As velhas pichações darão lugar ao colorido e à beleza do grafite. Às 9h, cerca de 150 grafiteiros de todas as partes do Brasil e do mundo, munidos com mais de duas mil latas de spray, se encontrarão em um verdadeiro movimento cultural e artístico para pintar 100 paredes de casas e estabelecimentos, alvos de pichadores. A intervenção urbana faz parte do Projeto 100 Muros Mil Cores, que tem como estratégia resgatar jovens das ruas e despertar o interesse de cada um pela arte.

Rivas da Silva, um dos participantes do movimento, exibe sua criação: provável homenagem a Ray Charles
Os trabalhos de pintura dos muros começaram ontem pela manhã e só devem terminar no fim desta tarde, com o 1º Encontro Brasileiro de Grafiteiros, que reunirá artistas de Minas Gerais, do Amazonas e de países como Alemanha e Chile. José Cordeiro de Melo Neto, 31 anos — conhecido como Galo —, veio de Recife (PE) exclusivamente para participar da ação. Nas janelas de uma casa de esquina, enxergou dois olhos e começou a desenhar um grande boneco. “Cada pessoa imagina alguma coisa. Vai da criatividade de cada um”, explicou. O jovem pernambucano dedica-se ao grafite há 14 anos, mas viveu boa parte da sua vida pichando pelas ruas da capital pernambucana. Galo aprendeu a pichar com os amigos de escola quando tinha apenas oito anos. “Achava legal, mas via aquilo como uma brincadeira, assim como é a amarelinha e o pique-esconde, mas a gente vai crescendo e percebe que não é bem assim. A brincadeira virou um protesto e um escape para os problemas do dia a dia”, avaliou.

Desde que descobriu a arte de grafitar, a vida de Galo mudou. “O pichador tem problemas com os pais, com o síndico, o vizinho e com quem estiver por perto. Aquilo vai virando uma prisão. Já o grafite é como uma casa onde a gente encontra várias portas e dá de cara com vários ambientes. Tenho liberdade para fazer meus trabalhos e até já viajei vários lugares do mundo”, contou, orgulhoso. Outro que se dedica ao grafite há muito tempo — 20 anos — é Rivas da Silva Alves, 40. Quando tinha 15 anos, ele começou a pichar, mas logo descobriu que não era esse o caminho que pretendia seguir. “Essa idade é muito cruel porque é difícil desligar-se da adrenalina de sair à noite e riscar as casas. Sempre gostei de desenho, mas comecei a assistir a filmes de grafite e percebi que pichar não valia a pena”, relatou.


Ao enxergar, na janela da casa, dois olhos, grafiteiro não teve dúvidas: compôs a partir da primeira inspiração
Para o presidente da organização não governamental Zulu Break e também primeiro grafiteiro de Brasília na década de 1990, Gilmar Cristiano Satão, 37 anos, a proposta de pintar os muros de Ceilândia não se resume a levar a arte para as comunidades onde há jovens envolvidos com gangues de pichadores. A ideia também é levantar um debate em relação à questão da pichação no DF. “Grafite é uma arte e pichação está ligada ao vandalismo. Queremos regularizar o grafite”, disse ele. Na luta para que esse sonho se torne realidade, a Comissão do Meio Ambiente e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, no dia 13 de outubro, o Projeto de Lei nº 138/2008.

O PL foi criado pelo deputado Geraldo Magela (PT-DF) com a finalidade de regularizar o grafite e buscar medidas para coibir a pichação. O mecanismo da lei faz a distinção das duas modalidades e propõe que nas embalagens da tinta conste a advertência de que pichação é crime e que a venda para menores é proibida. Após a sanção dessa lei, os fabricantes do produto terão 180 dias para se adequar. Enquanto isso, a os moradores de Ceilândia comemoram a pintura dos muros pichados da cidade. “Vai se tornar uma cidade mais linda e mais visitada também. Queremos também que esse projeto se estenda para as escolas públicas”, aprovou o morador Roberto Júlio Ferreira, 29 anos.

Personagem da notícia

Rafael Caldeira dos Santos
Rafael não fala nem escuta. Comunica-se utilizando a linguagem dos sinais, mas é da latinha de spray que ele consegue passar a melhor mensagem. O rapaz, cujo apelido é “Odrus” (surdo ao contrário), mora em Planaltina e é um ex-pichador. Há dois anos, ele descobriu no grafite o amor pela arte e resolveu deixar de rabiscar as paredes das ruas de Planaltina-DF. “Eu estava com vontade de aprender o grafite e um amigo me ensinou. Agora vou aprender muito mais”, escreveu ele em um bloco de papel da reportagem. Tudo o que Rafael quer é continuar grafitando. Ele já pintou mais de 30 muros nos últimos 24 meses e sente-se orgulhoso e feliz pelo trabalho que faz. “Eu amo grafitar”, resumiu, com sorriso largo no rosto. Ao final da entrevista, o jovem fez questão de deixar um recado para quem está pichando: “Eu aconselho a mudar de vida, porque o grafite mudou a minha e agora é só paz”.
Rafael Caldeira dos Santos, 27 anos


Pouco a pouco, espaços pichados vão dando lugar a desenhos com significados bem menos indecifráveis
Programação de hoje

# 9h – Criação de painel artístico na EQNN 24/26 de Ceilândia Sul

# 19h – Show de encerramento com B. Negão, os Seletores de Frequências de São Paulo e artistas locais.)

# Local: Estacionamento próximo à estaçaão do metrô. Entrada gratuita.


O que diz a lei

Pichar é crime ambiental previsto no Artigo 65, da Lei nº 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa.

Se a pichação foi feita em monumento ou patrimônio tombado devido a seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena muda para seis meses a um ano, além de multa.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Reportagem 4: Correio Brasiliense



Policiais perseguem e prendem ladrões de carro em Ceilândia


Roberta Abreu

Publicação: 10/11/2009 19:44 Atualização: 10/11/2009 20:11

Uma denúncia anônima de um carro roubado levou a polícia até o condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, na tarde desta terça-feira (10/11). Chegando lá, os policiais encontraram o veículo sendo utilizado por dois homens. Quando viram a polícia, os dois fugiram no carro, o que ocasionou uma perseguição que durou cerca de cinco minutos, até o motorista perder o controle da direção e bater no muro de uma casa. Motorista e passageiro tentaram fugir e um deles chegou a se esconder no interior de uma casa da região. No entanto, ambos foram presos pelos policiais.

Wyldon Pereira de Souza Romão, 20 anos, e Carlos Júnior Bernardez de Sousa, 18, foram levados para a 19ª Delegacia de Polícia. O dono da casa onde um dos acusados tentou se esconder, Elessandro Nascimento dos Santos, 27, também foi encaminhado para a DP. Carlos afirma que o dono da casa participou do roubo do veículo, apesar de Elessandro negar.

O carro apreendido foi roubado no último dia 5, em Ceilândia. Elessandro prestará depoimento e será liberado até que seja investigado se ele realmente participou do roubo. Wyldon também nega que tenha participado do roubo e afirmou que só estava no carro porque aceitou uma carona de Carlos até um açougue da região.

Carlos já tem passagens por tráfico de drogas e pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). No carro, a polícia encontrou um revólver calibre .38 e outro calibre .22. Os acusados vão responder por roubo qualificado, cuja pena varia de 4 a 10 anos, e por porte de armas, cuja pena pode chegar a 4 anos. Elessandro, dono da casa onde Carlos tentou se esconder, responderá por favorecimento pessoal, cuja pena varia de 1 a 6 meses.

Reportagem III: Correio Brasiliense



Entorno receberá R$ 3,55 milhões do DF para a saúde


Publicação: 05/11/2009 16:37 Atualização: 05/11/2009 16:40

A saúde do Entorno do Distrito Federal vai ganhar reforço a partir desta quinta-feira (5/11). O governador José Roberto Arruda visita, até o fim do dia, as cidades goianas de Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Formosa, Planaltina, Água Fria, Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia para assinar novos convênios e retomar antigos acordos no setor.
Na ocasião, Arruda vai anunciar a retomada de convênios assinados com Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas que haviam sido suspensos por irregularidades na prestação de contas. Nas demais cidades, os convênios serão assinados pela primeira vez. Com os novos acordos, o investimento, atualmente de R$ 1,5 milhão por mês, passará a ser de R$ 3,55 milhões, conforme adiantou o correiobraziliense.com.br no último dia 23 de setembro.

A cidade de Luziânia receberá os maiores investimentos. São R$ 500 mil que serão gastos com reforma, ampliação, aquisição de equipamentos e custeio de pessoal. Os municípios de Formosa, Planaltina, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental receberão R$ 300 mil de investimento, cada um. Já Água Fria terá disponível R$ 50 mil para benfeitorias na saúde. Essa distribuição valerá até o fim do ano. A previsão é de que, no início de 2010, o valor seja redistribuído de forma mais igualitária entre as nove cidades.

Com a medida, o governador espera diminuir o número de pacientes das cidades do Entorno nos hospitais do Distrito Federal. Para garantir a efetiva aplicação dos recursos, uma comissão de técnicos e juristas da Secretaria de Saúde e da Codeplan vai acompanhar de perto o uso da verba. Além disso, as prestações de contas serão submetidas mensalmente ao crivo do Ministério Público.

Reportagem II: Correio Brasiliense



Menina de 5 anos cai de prédio no Jardim Botânico; local não possui alvará de construção


Publicação: 26/10/2009 15:36 Atualização: 26/10/2009 18:09

Uma criança morreu após cair do segundo andar de um prédio no Jardim Botânico neste sábado (24/10). Maria Eduarda de 5 anos chegou a ser levada para o Hospital de Base de Brasília (HBB) com afundamento do crânio mas morreu na madrugada de domingo.

Apesar de ser um prédio para uso comercial, os cômodos do edifício em que ocorreu o acidente também são utilizados como moradia. A janela de onde a criança caiu é baixa, ampla e não há grades de proteção. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a criança tinha ido passar o fim de semana com o pai e estava brincando com a irmã gêmea quando caiu pela janela. O pai quer mudar do local.

De acordo com informações da Defesa Civil, o prédio apresenta infiltrações, degraus desiguais e fios desemcapados e expostos. Ao lado da janela corre ainda uma rede de alta tensão. A área do prédio é irregular e, por isso, ainda não possui alvará de construção.

Reportagem I: Correio Braziliense

Universitária que forjou próprio sequestro responderá pelo crime em liberdade


Publicação: 23/10/2009 20:03 Atualização: 23/10/2009 20:14

A estudante de direito Antônia Gonçalves Evangelista, que forjou o próprio sequestro, responderá em liberdade pelo crime de extorsão. A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal concedeu habeas corpus para a universitária na tarde desta sexta-feira (23). A estudante está sendo processada por extorsão e, se condenada, pode pegar de 4 a 10 anos de prisão.

Nessa quinta (22/10), a 3ª Vara Criminal de Brasília negou o pedido de liberdade provisória apresentado pela estudante de Direito. Na decisão, o juiz Esdras Neves levou em consideração a quantidade de equipes policiais mobilizadas para solucionar o crime forjado, o que causou dano ao Estado, além do fato de que há provas suficientes para a prisão de Antônia. Mesmo assim, de acordo com o desembargador-relator do HC, "não há nos autos motivos que demonstrem a necessidade de manutenção da prisão preventiva da estudante como garantia da ordem pública".
O caso
Antônia saiu de casa nesta segunda-feira, antes das 7h, como se fosse para a faculdade. Às 7h40, a mãe da garota recebeu uma ligação, em que Antônia fingia ser seu sequestrador e pedia resgate no valor de R$ 8 mil. A estudante foi encontrada na madrugada desta terça-feira em uma pousada na Asa Norte e presa em flagrante por extorsão.

Ela foi encaminhada ao presídio feminino do Gama (Colmeia), onde deve permanecer até o julgamento. Ainda cabe recurso da decisão. Caso seja condenada, a pena será de quatro a dez anos de prisão.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Resumo do Livro: Pai Sem Terno e Gravata



Autora: Cristina Agostinho

Esse livro e narrado por Andréia a filha mais nova,conta a história de uma família que passou por uma grande mudança em suas vidas. Isso aconteceu após Dona Vera mãe de Andréia perde o emprego.
A família começou a fazer econômias por consequências da crise econômica. Com o tempo Otavio pai de Andréia acaba perdendo o emprego. A família de Andréia tem que mudar de casa,dispedir Teresa a empregada muito querida por Andréia,teve que mudar de colégio.
Otavio tinha perdido as esperanças de encontrar um novo emprego. Gina tia de Andréia deu vários conselhos a Vera e Otavio. Que acobo tomando atituldes em sua família.
Abriram uma tenda na feira de artesanatos,Otavio fabricando movéis de madeira,Vera frabricando bonecas. Andréia,Ricardo e Fernando ajudava seus país.

domingo, 8 de novembro de 2009