sábado, 28 de novembro de 2009

Reportagem 6:Correio Braziliense:Publicação: 25/11/2009 07:30 Atualização: 25/11/2009 12:14

De janeiro a agosto, 43 pessoas de até 19 anos perderam a vida nas ruas

Parentes dos quatro jovens mortos no acidente da BR-020 ocorrido em 14 de novembro lidam com a dor e a revolta a cada dia. A última vítima foi enterrada ontem.

Juliana Boechat

Publicação: 25/11/2009 07:30 Atualização: 25/11/2009 12:14

Os pais de sete jovens de Planaltina nunca se esquecerão do último dia 14. Na noite daquele sábado, seus filhos se envolveram em um terrível acidente na BR-020. Dos sete — todos estavam no mesmo carro —, cinco foram arremessados para fora do veículo por não usar cinto de segurança. Quatro morreram e uma garota ainda está no hospital. Para essas famílias, a dor não tem fim e retomar o dia a dia parece impossível.

O corpo da quarta vítima do acidente foi enterrado ontem, no Cemitério de Planaltina. Caio Cezar Costa Santos, 18 anos, estava em coma e morreu no último domingo. O motorista, Artur Doroteo de Oliveira, 26 anos, e Welinton Lemos, 20, que ia no banco do passageiro, saíram ilesos. Segundo a 16ª Delegacia (Planaltina), Artur havia bebido álcool e será indiciado quatro vezes por homicídio com dolo eventual — em que assume-se o risco de matar.

A tragédia ocorreu por volta das 20h30, próximo à Embrapa. Os amigos voltavam a Planaltina de uma festa em Sobradinho. Segundo testemunhas, Artur dirigia em alta velocidade no acostamento. Ao voltar à pista, perdeu o controle da direção. O veículo capotou, bateu em um poste e parou na via contrária. Filha única, Jéssyka Christianne Martins, 17 anos, morreu no local. Rayane de Aguiar Leite, 17, perdeu a vida a caminho do Hospital Regional de Sobradinho. Átila de Oliveira Doroteu, 25, irmão do condutor, morreu no dia seguinte. A mãe de Átila e Artur está muito abalada e não quis dar entrevista. Bruna Aguiar da Ponte Frota, 17, segue na UTI do Hospital de Base em estado gravíssimo.

O sepultamento de Caio lotou a Capela 2 do cemitério. O pai, Dionísio Neiva, 35, recorda-se quando o Celta prata conduzido por Artur parou em frente à sua casa. Antes de sair, Caio pediu a bênção e garantiu que voltaria ate as 19h. Mas já passava das 20h quando o cunhado de Dionísio o informou sobre um acidente que envolvia a vizinha e amiga de Caio, Rayane. “Fiquei louco e corri para ver o que tinha acontecido. O bombeiro falou que um Caio estava envolvido. Senti que era meu filho”, contou. “É muito difícil passar por esta situação. Meu filho nunca mais vai me abraçar.”

Aperto no coração
Motorista de ônibus, o pai de Jéssyka, Francisco Martins de Sousa, 41 anos, passou três vezes pelo local do acidente. “Desviei e nem pensei que poderia ser minha filha. Quando meu cunhado me ligou, lembrei do Celta destruído. Deu um aperto no coração.” “Serviram bebida alcoólica a menores de idade naquela festa, e a estrada não tem fiscalização eletrônica ou obstáculos para evitar a alta velocidade. Isso tem que mudar”, defendeu. A mãe, Maria Izaneide, não consegue falar muito da filha, tamanha a tristeza.

Rayane Leite estava de castigo e foi à festa sem a permissão da mãe, Ana Dalva de Aguiar Leite, 40. Foi a irmã de 13 anos da jovem quem recebeu a notícia do acidente por telefone e contou à mãe. “Minha filha era muito feliz. Pena que esse rapaz tenha sido tão irresponsável.”




Memória
5 de setembro de 2009
Os amigos Diego Henrique de Souza Menezes, Fagner Máximo Moreira e Geraldo Ribeiro da Costa Junior, todos de 22 anos, perderam a vida em um acidente na DF-463, via que liga o Jardim Botânico a São Sebastião. O carro em que eles estavam saiu da pista, bateu em uma árvore e ficou completamente destruído. A colisão ocorreu por volta das 5h.

15 de julho de 2009
Darel Salleck, 19 anos, morreu após cair de uma motocicleta e ser, posteriormente, atropelado por um ônibus. O acidente ocorreu na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Segundo policiais rodoviários, o condutor de um Ford Fiesta teria atingido a moto. O rapaz, que seguia na garupa, se desequilibrou e caiu.

5 de julho de 2009
O adolescente Pedro Gonçalves da Costa, 16 anos, foi atropelado na W3 Sul. Ele morreu ao ser atingido pelo Fox prata (JGO 0742-DF) conduzido pelo estudante de administração Bruno Morais Dantas, 21. Segundo a polícia, o condutor voltava para casa de uma festa e fugiu do local do acidente sem prestar socorro. Alguém anotou a placa e a polícia o prendeu em flagrante em casa.


Motorista reprovado no bafômetro



O poste de concreto foi destruído pela força da colisão com o Celta
O delegado-chefe da 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina), Marcos Naves, vai indiciar o motorista Artur Doroteo de Oliveira quatro vezes por crime com dolo eventual. Ele responderá por ter assumido o risco de matar. Segundo Naves, o condutor dirigia em alta velocidade, fez uma ultrapassagem irregular e havia ingerido bebida alcoólica. Além disso, transportava cinco pessoas no banco traseiro — o máximo permitido são três. Naves pedirá à Justiça que Artur cumpra prisão preventiva até a data do julgamento.

O delegado deverá ouvir novas testemunhas do acidente. De acordo com o boletim de ocorrência, Artur fez o teste do bafômetro. O resultado: reprovado, por 0,13 miligrama de álcool por litro de ar. Naves aguarda os laudos periciais para concluir o inquérito: “O autor do crime a gente já sabe quem é: o motorista. A gente precisa individualizar a conduta dele. E com a prisão, esclarecemos os fatos”.

Em depoimento dado à Polícia Civil ainda no local do acidente, Artur alegou que um Siena tentou desviar de um caminhão e o fechou na pista, provocando a capotagem do Celta. Mas testemunhas contam outra versão. O estudante Lucas de Paula Lima Costa, 19 anos, passava pela pista em direção a Planaltina, quando viu pelo retrovisor o Celta em alta velocidade. Ele conta que ainda tentou trancar a pista para obrigar o motorista a andar devagar. Artur teria realizado a ultrapassagem pelo acostamento. “Como o trânsito na pista estava lento, quando ele voltou do acostamento e freou, o carro capotou e bateu no poste”, contou.
Colaborou Adriana Bernardes



Idade do perigo
» Nos oito primeiros meses de 2009, 282 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito do DF. Em relação ao total de mortes, o número de vítimas com até 19 anos aumentou 5,6 pontos percentuais na comparação com 2008. De janeiro a agosto, o Departamento de Trânsito (Detran) contabilizou 43 vítimas nessa faixa etária, ou 15% do total de mortes. Em 2008, das 456 mortes, 9,4% foram nessa faixa etária.


Jéssyka Christianne Pereira Martins, 17 anos
Estudante do ensino médio e de curso técnico de enfermagem,
moradora de Planaltina. stava no banco de trás do carro
e não usava cinto de segurança.

Rayane de Aguiar Leite, 17 anos
Estudante do ensino médio, queria iniciar curso de direito.
Morava em Planaltina. Estava sem cinto no banco de trás.


Caio Cezar Costa Santos, 18 anos
Formou-se no ensino médio e estava em busca de emprego.
Também morava em Planaltina. Não usava cinto de segurança e estava no banco de trás do carro.

Átila de Oliveira Doroteu, 25 anos
Morava em Arapoanga, Planaltina. Estava no banco de trás, sem cinto de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário