terça-feira, 10 de novembro de 2009

Reportagem I: Correio Braziliense

Universitária que forjou próprio sequestro responderá pelo crime em liberdade


Publicação: 23/10/2009 20:03 Atualização: 23/10/2009 20:14

A estudante de direito Antônia Gonçalves Evangelista, que forjou o próprio sequestro, responderá em liberdade pelo crime de extorsão. A 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal concedeu habeas corpus para a universitária na tarde desta sexta-feira (23). A estudante está sendo processada por extorsão e, se condenada, pode pegar de 4 a 10 anos de prisão.

Nessa quinta (22/10), a 3ª Vara Criminal de Brasília negou o pedido de liberdade provisória apresentado pela estudante de Direito. Na decisão, o juiz Esdras Neves levou em consideração a quantidade de equipes policiais mobilizadas para solucionar o crime forjado, o que causou dano ao Estado, além do fato de que há provas suficientes para a prisão de Antônia. Mesmo assim, de acordo com o desembargador-relator do HC, "não há nos autos motivos que demonstrem a necessidade de manutenção da prisão preventiva da estudante como garantia da ordem pública".
O caso
Antônia saiu de casa nesta segunda-feira, antes das 7h, como se fosse para a faculdade. Às 7h40, a mãe da garota recebeu uma ligação, em que Antônia fingia ser seu sequestrador e pedia resgate no valor de R$ 8 mil. A estudante foi encontrada na madrugada desta terça-feira em uma pousada na Asa Norte e presa em flagrante por extorsão.

Ela foi encaminhada ao presídio feminino do Gama (Colmeia), onde deve permanecer até o julgamento. Ainda cabe recurso da decisão. Caso seja condenada, a pena será de quatro a dez anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário